entrevistas

entrevista com a psicóloga Maria Isabel Leme


O que é o bullying? 

O bullying é um tipo de provocação ou agressão como caçoada, ridicularizarão por apelidos referentes à aparência física ou outra característica da vítima, que é infringida/perpetrada por um ou mais indivíduos de modo freqüente (toda semana) e prolongado ( meses). A agressão pode ser física também como empurrões, esbarrões etc. 

O bullying é mais comum em algumas camadas da sociedade? Em qual idade ele é mais frequente? 

Ele ocorre igualmente em todos os extratos sociais, mas é mais típico na adolescência. Na vida adulta ele se torna assédio moral, como um chefe que ridiculariza um funcionário, colegas que fazem piadinhas. 

Quais as principais conseqüências psicológicas para quem sofre o bullying? 

Além da sensação ruim de ser desrespeitado, de se sentir inferiorizado, há a vergonha de não conseguir se defender. Por isso, a vítima em geral não conta para os pais o que está sofrendo na escola ou em outro lugar como clube. A longo prazo, a consequência mais comum é vir a sofrer provocação sempre por não ter aprendido a se defender. 

As conseqüências psicológicas para quem sofre o bullying são imediatas? Pode durar quanto tempo? 

Um problema comum no bullying é a vítima demorar para entender que os outros não estão brincando, que estão ridicularizando-a para se divertir ou mostrar coragem no grupo, e que o problema não vai embora tão fácil, não vai sumir num passe de mágica, que ela, vítima, precisa fazer algo para acabar com o problema. Os problemas físicos que a vítima sofre são resultantes da ansiedade que experimenta na situação, enjoo, palpitações, dores de cabeça etc. Eles podem durar muito tempo se o problema do bullying não for resolvido. 

Existe um tratamento psicológico especifico para pessoas que sofrem bullying? 


Sim. O treinamento em se defender, em geral em terapias cognitivo-comportamental. Este tipo de tratamento tem se mostrado bastante efetivo. 

O que leva uma pessoa a cometer o bullying? Como essa pessoa se comporta na sociedade?
Em geral alguém em casa pratica bullying contra o agressor, em geral o pai. Assim, para se compensar, para se sentir forte, poderoso, corajoso e engraçado no grupo, o agressor expõe alguém ao mesmo sofrimento que já passou ou passa em casa. Também contribui um ambiente escolar permissivo, pouco atento ao que ocorre nos recreios, a brincadeiras "estranhas", ou mesmo alunos que sem razão aparente começam a ter problemas de saúde, ou se tornam arredios... 

Como eu posso saber se meu filho esta cometendo bullying? 
Se ele começar a aparecer com objetos que não são dele (isso nem sempre ocorre) ou se a escola se queixa de comportamentos insubordinados,como falar alto, xingar. Mas, na maioria das vezes é mais difícil identificar quem pratica do que quem sofre bullying. Isso tudo porque o agressor é inteligente, sabe localizar vítimas que não sabem se defender, sabe provocar quando não há adultos por perto, ou dar um tom de brincadeira que fica difícil para a escola ou pais identificarem o problema. 

Como os pais podem identificar se os filhos estão sofrendo bullying? 
Se ele subitamente começa a ter problemas de saúde como dor de cabeça, estomago, náuseas, e não quiser ir para a escola. Também se torna arredio, triste e não responde quando é perguntado se há algo errado.O melhor é ir na escola conversar e pedir para observarem a criança ou adolescente para ver se tem amigos, companhia na hora do recreio, se está sendo provocado etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário